DSC04312

Por Roney Minela -30 de março de 2020

Ainda repercute positivamente o “Projeto Olhar” realizado pelo Pizarro Hospital do Olho e HSF – Hospital São Francisco de Itaquiraí. Na oportunidade aproximadamente 250 pessoas fizeram consultas oftalmológicas e mais de 150 passaram por cirurgias de catarata, pterígio ou fizeram o yag-laser (limpeza de lentes).

Para a ação ser executada em Itaquiraí o Pizarro Hospital do Olho trouxe equipamentos de última geração que foram instalados no interior do Hospital São Francisco. Os procedimentos cirúrgicos foram feitos nos dias seis a nove de março passados, pelo Presidente do Oftalmo Company, oftalmologista Thiago Pardo Pizarro, com apoio de sua equipe técnica.

A comprovação de que o projeto teria sucesso total ocorria na medida em que as cirurgias de catarata iam ocorrendo. Pacientes que há mais de uma década não enxergavam ou viam apenas vultos, voltaram a enxergar. Outros, ao verem pessoas que conheciam e só ouviam suas vozes, logo as reconheciam, se emocionavam e emocionavam familiares e todos em seu redor.

“Foi o dinheiro mais bem gasto em toda a minha vida”, afirmou uma das pacientes que com um celular nas mãos acrescentava: “Agora vou poder ver no vídeo quando receber minhas ligações…”. O morador de acampamento de sem-terra, Estevão Weronka, 68 anos, após passar pela cirurgia de catarata agradecia o atendimento recebido graciosamente através do “Pizarro Social” dizendo que se sentia privilegiado. “Me sinto feliz. Me sinto gente”, afirmou.

Para uma enfermeira local de Itaquiraí, o Projeto Olhar foi uma porta que se abriu, “uma esperança para a gente”. Ao acompanhar a cirurgia de catarata realizada em favor de sua mãe ela frisou: “o atendimento foi maravilhoso e a organização foi total. Fiquei apaixonada pelo trabalho”, confidenciou. “Ainda estou recuperando. Mas, agora quero fazer a cirurgia no outro olho. Minha visão está mais clara e bem melhor neste lado que fiz o pterígio”, afirma Erô Minella.  

A manifestação de resultado positivo foi completada pelo Diretor Administrativo do HSF, Milton Mello. “Esta ação através do Pizarro Hospital do Olho veio a contento a somar com as metas do hospital no sentido de diversificar os atendimentos. O mais importante é que conseguimos que muitas pessoas residentes aqui no Cone Sul do Estado e, a maioria em Itaquiraí, que há anos aguardavam na fila do SUS, realizassem a cirurgia com preço social, mas, sobretudo, com qualidade total. Portanto, conseguimos atingir a meta de promover melhores condições de vida através das cirurgias oftalmológicas”, pontua Milton.

Presidente do Oftalmo Company, Oftalmologista Thiago Pardo Pizarro ao realizar o yag-laser em paciente de Itaquiraí atendida pelo Projeto Olhar. Foto: Roney Minella

Ao destacar que a demanda de pacientes que precisam de cirurgias de catarata, pterígio, yag-laser e outros atendimentos em oftalmologia é muito grande em todo o país, o Dr. Thiago Pizarro observou que devido à demora de cirurgia muitos perdem a visão porque ficam esperando somente o atendimento pelo SUS. “Vendo que muitos perdem a dignidade de viver pela falta de visão, decidimos executar o Projeto Olhar, e desta vez, atuamos em Itaquiraí, atingimos nossas expectativas”, afirmou o Presidente do Oftalmo Company.

O Diretor de Negócios do Pizarro Hospital do Olho, Junior Brana, confirmou que está aguardando apenas detalhes sobre a liberação de circulação para que o segundo pós-operatório, que estava marcado para iniciar dia 28 de março, seja realizado em Itaquiraí.

Ao voltar enxergar após cirurgia de catarata, emoção marcou a vida de filhas e de idosa que não
enxergava há anos. Foto: Roney Minella

“Em função da quarentena provocada pelo coronavírus, estamos com dificuldades para definir a data, mas, em breve, tão logo consigamos permissão estaremos informando o novo período deste pós-operatório, mas, o telefone que informamos a todos os pacientes continua liberado a qualquer hora para atendimento”, informa Brana que ainda comemora o sucesso positivo do projeto em Mato Grosso do Sul.